quinta-feira, 6 de maio de 2010

Prazo de validade

Como eu já disse antes, abandonamos o ritual do sono com o Gu.
Funcionou muito bem por alguns dias, ele gostava do balde, curtia a massagem, depois mamava e dormia como um anjo.

No entanto com o passar do tempo, ele começou a se irritar com o processo.

A começar pelo balde. Quando a gente ia colocar ele lá, ele fazia igual gato. Colocava os pés na borda e endurecia as perninhas, tentando evitar a tortura. Mas nós, determinados como somos, insistíamos. Então ele entrava no balde com cara de poucos amigos (ele passa longe de se acalmar como este bebê aqui), batia as mãozinhas na água com força, o que fazia voar água pra todo lado, esticava as perninhas tentando ficar de pé, até que em poucos minutos (poucos mesmo) ele começava a resmungar. Pois bem, a gente tirava ele do balde, achando que ali não estava bom e as coisas pioravam. Ele chorava copiosamente. A massagem, muitas vezes, foi abortada do processo devido a irritação dele. Depois vinha outra parte que ele não gostava nada nada. Colocar a roupa. Aliás este é um hábito do qual ele definitivamente, não é muito adepto. A gente sempre escolhia as mais fáceis possíveis, que não precisasse passar pela cabeça. Mas mesmo assim, era uma etapa meio traumática. Acabado este espetáculo, ele mamava aos prantos e depois de bastante tempo gastando o piso do quarto, ele dormia.

Eu digo que pra ele, tudo tem prazo de validade. Qualquer atividade, dura pouco tempo. E não foi diferente com o ritual do sono. Ele cansou daquele lenga-lenga.

Agora, quando o papai chega em casa, brinca bastante com ele (sumiu-achou tem sido a brincadeira favorita) e por volta das 20:00h a gente vai para o quartinho dele, conversa mais um pouco, troca a fralda, mamazinho e cama ou melhor berço! Simples assim.

Agora resta saber até quando! :-)

10 comentários:

Lia disse...

Fabi, tem acontecido algo semelhante com o ritual de sono da Emília. Ela continua amando o banho e a massagem, mas não necessariamente nesta ordem. Ultimamente ela tem saído do banho simplesmente DESESPERADA pra mamar, comendo a mão, o nosso braço e tudo o que entrar no caminho da boca dela. E não adianta antecipar o banho que ela automaticamente fica com fome assim que sai do balde. Acho que ela associou: banho, comer, dormir. Como bem disse você, chega dessa lenga-lenga e me dá logo meu peito e meu berço! Ela normalmente dorme depois de mamar, mas sinto falta do contato da massagem (que ela adora se feita em outros momentos, tipo ao entardecer).
E a roupa, mesma coisa: berros desesperados. Ontem desisti e deixei ela mamar só de fralda, depois botei ela peladinha mesmo no berço e vesti um daqueles pijamas-cobertores.
Complicado, hem?

Sarah disse...

Oi Fabi! O Bento gosta muito do banho, mas trocar de roupa... que tortura!! Desde pequenininho ele reclama, quando tinha a idade do Gu era a mesma coisa. Às vezes reclama até pra trocar só a fralda. E agora que está maior piorou, pois não fica paradinho no lugar enquanto troco. Por duas vezes já fugiu engatinhando pelado pela cama...
Quanto ao ritual do sono, é o que comentei no seu post anterior, o Gu é pequeno ainda e passará por algumas variações. O importante é mesmo é ter paciência e muito amor!
um beijo!

Paloma Varón disse...

Vc já criou outro ritual e, se está funcionando, vai mantendo. Depois, se for o caso muda. Mãe tem que ser criativa, né? Mas ritual, seja qual for, é importante para eles.
Beijos

Ju disse...

Minina , essas criancas de hj em dia são ligadas na tomada.Nossasinhora , como a Lulu me cansa. eu tb fiz tudinho igual que vc falou ,mas o ritual da massagem durou 2 dias , so. ela odeia massagem !!
Briquedo entao , e o negocio mais entediante do mundo. ela fica no maximo 1 minuto e ja joga longe.não tem parada essas crianças?

Juliana disse...

Guria, a minha filha também NÃO gosta do balde, só entra "enfiada" e reclama 5 minutos depois. Já desisti dele. E pra sair da banheira que ela ama, quase põe a casa abaixo algumas vezes. Criança é isso aí. Eles já vão nos mostrando as preferências desde bebê. Um abraço.

Fabiola disse...

Fabi,
Criança é assim mesmo, cada dia é um dia.. um dia estão bem outro dia estão mal.. e assim segue.. o bom é que não tem monotonia... sei que as mamães vão ter um piripaque com meu comentário.. mas acho esse banho de balde meio aflitivo!! o pobre fica lá todo entalado!! só de olhar me dá agonia.. a minha nunca tomou.. eu nem tentei.. hehehe..
Bjinhos e siga em frente!

nayara.kraemer@gmail.com disse...

Fabi ,
VocÊ já tentou dar o mamar dele antes ?
Eu sempre dei o mama do João antes do banho , assim ele relaxa mais , pois já estará com a barriguinha cheia ! Tenta um dia ...Não custa !
Bjokas imensas

Renata disse...

Eu nem opino muito quando o assunto é sono porque o André me deu muuuuuuuuito trabalho! To tentando fazer diferente com a Nana, criar um ritual e tal, mas é bem complicado.
Acho que vc tem que manter o que está funcionando. Como já disseram, criatividade é tudo! rs!
beijos, Re

Mamãe Fê disse...

Oi! Estou com sorte então! O Angelo desde sempre adora a massagem - banho - teta - berço. Assim, simples.
Qdo começa a musiquinha já sabe o que vem e relaxa. Raras as vezes que não funcionou direito.
Prá se vestir ele é 'normal' e briga um pouquinho, mas nada d+.
Boa sorte! Bjins.

Luciana disse...

Ei Fabi, adoro o jeito que vc escreve... passa um amor e uma tranquilidade tao grandes...

E bebê é assim mesmo. Nao adianta. Eles não se adaptam à nós e sim nos a eles. Como o Nicolas já tivemos que mudar a rotina muitas vezes, de acordo com a fase que ele está.

No inicio ele não gostava de banho na banheira (infelizmente nao conheci o banho de balde a tempo!), entao demos banho no colo, agachados, até ele perder o medo. Ganhou confianca com a agua, passamos á banheira. Cansou, fomos pro tanque da área, ou pia da cozinha.

Ele tambem nunca gostou da hora de passar a roupa pela cabeça, mas isso passa viu? Hoje em dia a gente brinca de "cade o Nicolas" e puft, poe a roupa, e ele adora.

Mas acho que vc ta no caminho certo, pois vc esta sentindo seu bebe, esta em sintonia com ele pra saber do que ele gosta ou nao.

E um dia, vc vai como ele vai adorar tudo isso... nao vai querer mais sair do banho, vai adorar ouvir estorias antes de dormir, e quem sabe ate... escovar os dentes tambem (nessa etapa ainda nao chegamos por aqui!).

Beijos pra vc!

Related Posts with Thumbnails