domingo, 24 de abril de 2011

Sonecas

Já faz mais de uma semana que o Gustavo deixou de tirar a soneca da manhã. A princípio, fiquei meio preocupada, achei que poderia ser por causa da babá.  Achei que era excesso de estímulo, já que ela brinca e conversa com ele o tempo todo. E pensei que, se fosse por isto, neste feriado ele voltaria ao costume de dormir sua sonequinha de aproximadamente 1 hora, por volta das 10:30h.
Mas que nada. Quinta-feira quando ele demostrou sono e cansaço, eu o ninei, dei o peito, cantei, enfim fiz de tudo. Ele até fechou os olhos por alguns minutos, mas foi só eu me afastar que ele acordou. Isto se repetiu por mais umas duas ou três tentativas, até que eu vi que ele não queria mesmo dormir e desisti!

Então eu fui ver a tabela de sono do grupo "Soluções para noites sem choro" e vi que a partir de 12 meses, é comum que os bebês passem de 2 para 1 soneca por dia, com duração total máxima de 2 horas e meia.

Foi complicado entender isto, porque de uma hora pra outra, mesmo apresentando sinais que para mim, indicavam claramente que ele estava com sono, ele simplesmente se recusava a dormir.

Mas agora já sei  e não vou mais insistir na soneca da manhã, que além de tudo estava gerando um estress para ele e para nós.

11 comentários:

Adriana D. disse...

Fabi.... de uma hora pra outra eles mudam, né?
E assim percebemos que são cada dia mais mocinhos!!
bjs

Cíntia disse...

Fabi, estamos exatamente nessa fase. Uma por dia e pronto. beijo

Fabi disse...

Fabi

Eles crescem assim mesmo do dia para noite viram uns mocinhos, é lindo e emocionante, mas da uma saudade de bebe tb.. Bjs Fabi

Fabiola disse...

É assim mesmo Fabi.. a minha tb tirava soneca de manhã e a tarde.. depois começou a se rebelar... agora acostumou de novo à soneca pela manhã.. senão não aguenta o tranco da escola... :)
Bjs!

Lia disse...

emília também está cochilando só uma vez durante o dia, normalmente no fim da manhã (entre 11h e 12h).

Vivian disse...

Gá, desde semana passada, não faz mais o soninho da tarde. As crianças crescem muito rápido né? A gente se assusta! rs
Bjos

Adriana Alencar disse...

As crianças vão dormindo menos conforme crescem. Os meus, de 3 anos e 1 ano e 4 meses, dormem, no máximo, 1h30mim à tarde, quando dormem.
Beijo
Adri

nayara.kraemer@gmail.com disse...

Fabizinha !!! Que saudade ... Faz tempo que não aparece lá no blog !!!
Então ... João passou para essa fase exatamente na idade do Gu , no começo foi muito cansativo , já que estavamos acostumados com duas sonecas , mas depois foi mais fácil , até pq ele entrou na escola e tal ... Mas ao contrário das outras crianças a soneca que o João deixou de lado foi a da tarde e não a da manhã ... Vai entender !!!
Bjokas
Ps: poe fotos do Gu , ele deve estar imenso !!!!! Eles crescem muito essa época !!!!

Roupas de Bebe disse...

Oi Fabi. Minha bebe de 7 meses tira apenas 2 sonecas so dia e eu acho pouco..rsrs. Imagina 1 apenas. Eu aproveito o tempo que ela está dormindo para resolver várias coisas e trabalhar, pois quando está acordada parece que ela é ligada no 200V, rs.
Beijos
Ana
www.eroupasdebebe.com

Dea, a mamae da Nina disse...

a Nina nao dormia de dia ate iniciar as papas salgadas no almoço. Sempre dormiu muiito bem a noite e raras vzees dormia de dia.
Ate hoje dorme 2h as vezes ate 3h apos almoçar.
Bjs mil

Martha disse...

Fabi.. Laís tirava tres sonecas (uma maior e duas mais curtas) por dia.. e agora são duas caminhando para uma...
Deve ser normal isso.. Quando insistimos para a outra soneca ela ficava estressada e consequentemente nos tbm... Eles vão crescendo e mudando!!! rsrs

Bjnhos em vcs!

Related Posts with Thumbnails