"Os pais gritam por falta de paciência, pela sensação de impotência, pelo medo de perder a autoridade, porque eles sentem a distância psicológica apesar da proximidade física com a criança.
Só que os gritos fazem com que percamos a autoridade. Se tivermos a razão, perdemos pela má educação.
Devemos acreditar que é possível educar sem gritos. Para fazer isso, temos de desenvolver nosso autocontrole. Não podemos ensinar as crianças a controlar suas emoções, se nós próprios não somos capazes disso."
Guilhermo Ballenato, autor do livro Educar sem gritar
"“Educar é o desafio de toda uma vida, é cansativo, dá trabalho, mas traz recompensas maravilhosas. Para trilhar por esse caminho, o primeiro passo é manter a calma e não levar a provocação da criança para o pessoal, ou seja, se sentir desrespeitado, abusado, ou achar que seu filho está fazendo você de bobo. Não é por aí. Aquele ser tão pequenino não tem noção que mexeu com o seu orgulho ou que o desafiou. Não caia nessa!”
Silvana Rabello, psicóloga e professora da Puc
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Taí, gostei. Um post para fazer a gente pensar. Beijos!
Ai Fabi, mas vou te falar, tem hora que é difícil manter a calma, muuuito difícil. Estou me esforçando tanto, mas tanto, que só Deus sabe o qto estou tentando centrar minhas forças numa educação mais sensata, equilibrada. Mas não é fácil... ainda mais qdo se é explosiva como eu. *rs
Bjocas,
fá,
adorei o post. esse e o antes desse.
reflexões a mil agora...
bjocas e ótima páscoa!
Excelentes conselhos.
Educar dá trabalho, mas é uma das obrigações dos pais, que deveriam pensar nisso antes de terem seus filhos... poque é preciso paciência, insistência e muito amor para educar nesse mundo maluco de hoje em dia... bjs
seria tudo facil se minha filhota nao fosse um ser genioso e teimoso; Juro q gostaria de nao gritar mas tem horas.....
Bater nao bato mas umas broncas acaloradas rola sim.
1 ano e meio sem ferias, muito estress e cansaço. Alguem aguenta??
Bjs e amei o post
...adorei!
Por enquanto é fácil eu dizer q tenho calma pois tenho um bbzinho, rs, e mesmo assim as vezes ele me tira do sério, rs, mas vamos ver qdo ele ficar maior e o bicho pegar né. Vou tentar sempre recordar dessas sábias palavras!
bjs
Precisava ler isso acredete!
Eu nunca bato nela, mas me pego dando uns gritos pela casa e confesso, detesto.
Obrigada pelo toque e pela dica do livro: barbáro.
Uma super páscoa pra todos vcs.
Postar um comentário