sábado, 31 de outubro de 2009

Betina

Ontem fomos conhecer a Betina! Uma médica de Botucatu que atende também em São Paulo e acompanha parto natural domiciliar e hospitalar.
A parte da conversa para tirar nossas dúvidas não foi nada muito surpreendente, porque como eu tenho lido muito sobre tudo isto, já sabia de boa parte das coisas que ela falou.
Surpreendente mesmo foi ver um video de um parto domiciliar (editado, claro pra ficar mais curto) que mostra todo o processo desde o ínicio das contrações (ainda leves) passando por momentos de relaxamento da mãe e do pai (fizeram até pão durante as quase 24 horas que se passaram até o bebê nascer), até o nascimento.
As imagens da mãe dormindo numa rede, no conforto da sua casa, entre uma contração e outra, é de uma paz, que não dá pra sequer lembrar que ela está prestes a dar a luz.
Entre dormir, acordar, ter contrações, fazer pão, tomar uma ducha pra relaxar a lombar e outras cenas, ela falou de uma coisa que ficou guardada na minha lembrança:

Se você estiver no alto de uma montanha apreciando uma paisagem, você pode ter chegado lá pelos seus próprios esforços, andando, vivenciando e aprendendo com cada etapa daquela experiência ou pode ter chegado de helicóptero. A vista será a mesma! A diferença vai ser o sabor da conquista.

Bom, nem preciso dizer que eu mal conseguia enxergar a tela no computador, né? Devo ter ficado com aquele narigão de Bozo e com os olhos inchados.

Na hora do nascimento, ela se sentou num banquinho baixo para ficar na posição de cócoras e deixou que a natureza fizesse a sua parte. Sem que ninguém dissesse nada, a cada contração ela fazia força e o bebê ia descendo um pouco mais e pudemos ver quando a cabecinha começou a aparecer e finalmente saiu por inteiro! Este foi o momento em que a Betina se aproximou, só para amparar o bebê e colocá-lo na barriga da mãe.
É difícil tentar explicar a emoção dela nesta hora.

Depois ainda vimos o bebê tomando um banhinho de ofurô num balde, era um sossego de dar inveja.

Durante todo o vídeo, fiquei muito emocionada, talvez por finalmente perceber que é isto mesmo que quero pra gente, filho!

1 comentários:

Anna disse...

eu quero! eu quero!

Eu queria tanto um parto assim... Mas vai convencer o marido sobre parto domiciliar...

Boa hora pra você! Seu bebê vai chegar saudável e, se Deus quiser, num lindo e tranquilo parto normal.

Related Posts with Thumbnails