sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mistura fina

Não fiz um post dos 7 meses do Gu e nem escrevi as últimas do mocinho, já que eu estava em Minas e sem acesso a internet.

Então este post é uma misturinha de tudo o que eu lembrar.

- O Gu agora que aprendeu a se levantar segurando em alguém, só quer treinar a nova habilidade. Não pode ver ninguém por perto que vai logo se agarrando para escalar. Tá uma figura.

- Da metade do sexto mês pra cá, ele está com os horários de soneca e do sono noturno mais bem definidos. Até então, ele não mantinha um padrão, o que dificultava muito qualquer programação que eu quisesse fazer. Agora ele acorda para começar o dia quase sempre às 5:30h, a soneca da manhã é por volta das 9:00h e a da tarde é por volta das 14:00h e em ambas ele dorme uma hora e meia mais ou menos. E de noite, ele dorme às 19:00h. Nas madrugadas ele ainda acorda e não tem padrão. Tem noites que ele acorda duas vezes, tem noites que acorda cinco vezes. E sempre tem que dar uma mamadinha para voltar a dormir.

- De uns dias pra cá fiz uma alteração nos horários das papinhas e percebi que ficou muito melhor (ele andava meio irritado na hora de comer). Agora ele come papinha de frutas perto das 8:00h, almoça pouco depois das 11:00h e outra papinha de frutas pouco antes das 14:00h. Também comecei a dar janta por volta das 18:00h. Já chupou pokan e "bicou" a banana que o vovô estava comendo...muito bonitinho ver ele fazer boquinha de passarinho para comer mais.

- Ele não chora mais pra fazer cocô. Ou ele acostumou com a consistência mais durinha ou a mudança na alimentação melhorou mesmo as fezes.

- Ele ama água. Se eu não fosse viajar agora, eu entraria na natação com ele. Ele se diverte no banho (e olha eu nem comprei nenhum brinquedo de banho) e chora quando eu tiro ele da banheira. Mas ele nem precisa estar dentro da água pra se divertir. Ele gosta de ver a água da banheira sendo jogada fora, ele gosta de ver a fonte da praça, a bica d'água do sítio, torneira aberta, enfim... qualquer coisa que inclua água, ele curte. Até chacoalhar o copinho dele quando tem água dentro (beber que é bom, quase nada). Vai ser meu peixinho companheiro de piscina, já que o pai não gosta muito.

- Adora ver a foto o pai no computador. Toda vez que eu mostro, ele ri e quer passar a mão.

- Adora um telefone. É só me ver falando no telefone que começa a "falar" também. Às vezes eu nem consigo conversar direito. E quando eu coloco no ouvido dele, ele quer olhar para o aparelho na tentativa de ver quem está falando...rsrsrs

- Eu aprendi que personalidade não tem idade. E o Gu começou a mostrar alguns traços da sua, bem cedo. Quando ele tinha uns 3 meses e pouco, escrevi aqui, que de vez em quando eu perdia a paciência. Eu ainda não tinha me dado conta que ele era um ser humano, com todas as complexidades e particularidades de um indivíduo. Sei que ainda vou perder a paciência muitas vezes, mas agora com mais consciência (se é que isto é possível). Tudo isto pra dizer que eu acho meu pequeno, um bebê de personalidade forte. Não estou dizendo que eu ache isto bom ou ruim. É só uma constatação. Quando ele não consegue logo de cara algo que quer, resmunga e "chora". Quando não quer mais comida, cerra a boca e vira a cabeça e se a gente insistir faz cara de bravo. Quando vou fazê-lo dormir e ele não quer colo (é difícil ele dormir no colo) ele vira o corpinho se jogando para trás, aí coloco na cama e deito junto. Acalma na hora! Enfim, muitas vezes eu tenho a nítida impressão de que ele sabe muito bem o quer e o que não quer e não sossega enquanto não consegue.

- Ele tomou o primeiro banho de chuveiro da sua vida. Ficou um pouco assustado no começo, mas logo se acostumou e gostou, claro!

- É um curioso insaciável! Sempre quer ver o que tem além do que a sua visão alcança e vira o pescoçinho para tentar enxergar. Talvez esta seja uma razão por ele ser tão inquieto.

- Ele tomou água de coco no canudinho (tá... tudo bem, eu dei uma ajudinha, mas que ele tomou, tomou!)

4 comentários:

Chris Ferreira disse...

OI Fabi,
Sempre que as crianças aprendem uma coisa nova elas ficam repetindo, né? É tão legal de ver.
É uma beleza quando a soneca fica mais definida assim podemos nos organizar melhor.
A minha filha mais velha ama água de côco e toma desde bebê. Já a mais nova não gosta.
Parabéns pelo crescimento e desenvolvimento do Gu.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Fabiola disse...

Que legal!! é muito bom ver cada evolução deles, né?
Bjinhos!

Nutrição & Cia disse...

Quando aprendem ou ouvem alguma coisa que parece interessar a pessoinha eles começam a usar nas suas brincadeirinhas até aprender uma outra coisa gostosinha e repetir de novo.

Lia disse...

Haha! A Emília viu a gente bebendo coco e, óbvio, quis pegar o canudo e pôr na boca. Mas ficou só mordendo...

Related Posts with Thumbnails