segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"O" fim de semana e a evolução do sono

Tivemos um fim de semana prolongado.
Não, não foi feriado aqui. Mas a babá não veio de novo e passamos juntinhos e sozinhos esta segunda feira gostosa e especial.

Mas voltando ao começo, sábado saímos um pouco do seu ritmo. Almoçamos e passamos boa parte da tarde na casa da Gi, fazendo um artesanato para o encontro de domingo. Você cochilou só alguns minutinhos lá e isto teve reflexos durante a noite. Depois de muitas sem acordar, você acordou. Uma única vez, já quase amanhecendo, e quando deitei com você, você dormiu de novo.

Domingo fomos comprar as frutas para a semana e depois fomos ao parque para o nosso encontro de encerramento da SMAM 2011. O dia estava lindo e o encontro foi um sucesso. Muitas mães, crianças, e muita gente apoiando! Teve até imprensa para cobrir o evento. Saímos de lá já passava das 13h e apesar de ter passado muito da hora do seu almoço, eu não me arrependi de termos ficado tanto lá. Você brincou muito e estava tão feliz, que dava gosto de ver.

O João Pedro te emprestou a bicicleta e o pai!
Coisa de amigo mesmo, né filho?

Preferi não almoçar fora com as meninas, para não te privar mais uma vez da sua soneca da tarde. E como eu não tinha preparado o almoço antes, almoçamos frutas o que também foi muito bem vindo, visto que fez um calor danado ontem.


E já que ontem ficamos sem almoço, hoje fiz um bem caprichado pra você e me dei de presente um almoço fora. Como não tinha monitores no espaço kids, uma funcionária se ofereceu para brincar com você enquanto eu almoçava bem ali do lado. Salada, risoto e mousse de chocolate! Este foi o menu. Todas as vezes em que eu entrava lá, ela me enchia de elogios a seu respeito, filho. Sai do restaurante de peito e barriga estufados. De orgulho e de comida, respectivamente.

Depois da sua soneca, fomos ao parque com a Carla e o Henrique. Pouco tempo para tanto papo gostoso e tanta brincadeira. Tempo suficiente apenas para ficarmos com gostinho de quero mais.

***

A evolução do sono


Faz 29 dias que o papai viajou.
E faz 29 noites (com exceção da noite que mencionei acima) que o Gustavo dorme 10, às vezes 11 horas seguidas! Curioso né?

Além disto, de uns dias pra cá, ele não acorda mais chorando. Eu ouço ele "conversar", brincar, bater no móbile, às vezes ele dá uma resmungadinha, mas quando ele se cansa mesmo de ficar no berço, ou quando quer companhia, ele simplesmente me chama! Isto mesmo! "Mããã". Eu não resisto a isto!! Sempre vou prontamente pegar e abraçar o meu gostosinho!

Outro sinal claro de evolução, foi esta noite. Fiz tudo como sempre faço, e para finalizar o ritual, peito. Mas o peito já não é mais um sonífero tão poderoso, a menos que ele esteja muuuito cansado mesmo. Então depois de muitos minutos mamando inquietamente e sem sinais de que iria adormecer, coloquei ele no berço e fiquei por perto. Ele me olhava e eu dizia pra ele fechar os olhos pra nanar. E o engraçado é que ele obedecia! Eu ficava observando e quando achava que ele estava dormindo, tentava sair de fininho. Ele percebia e levantava. Eu voltava e dizia novamente pra ele deitar e fechar os olhos. Ele obedecia e deitava. Acho que repetimos esta mesma sequência umas quinze vezes! Até que eu resolvi sair do quarto de verdade. Saí e fiquei no outro quarto. Percebi que ele se levantou e passados poucos minutos, ele me chamou (sem chorar, apenas chamou "Mãã"). Eu, sem entrar no quarto, falei que estava ali, mas que era hora de dormir e que era pra ele deitar e fechar os olhinhos. Ele deitou! Deitou e se mexeu e remexeu e levantou de novo. Me chamou de novo. Eu, repeti a mesma frase e ele obedeceu. E novamente isto se repetiu por algumas vezes. Até que o silêncio prevaleceu. Esperei algum tempo e entrei no quarto pra ver se ele tinha dormido. E não é que ele dormiu mesmo!! 

Gente, ele d-o-r-m-i-u !!!

Sem estresse, sem choro, sem mamar, sem colo...nada!
É....meu menininho está crescendo!

7 comentários:

Anna disse...

Nossa, Fabi, que evolução no sono do Gu.

Que continue sempre assim.

beijinhos

Renata disse...

Nossa, Fabi...que continue sempre assim mesmo!
Só podia parar de crescer um pouco e ficar uns 2 anos parados em cada mês, não podia??? rsrsrs!
Saudades de passar por aqui, agora que estou mais organizada vou voltar a vir com frequência!
beijso

Fabiana disse...

Ai, amiga, que inveja. Um momento desse é meu sonho de consumo. Rsrsrsrsrs. Um dia, ou melhor, noite, chegaremos lá. Hahahahahaha.

Bjos.

Flavia disse...

Que legal Fabi!!

é uma delicia e um orgulho imenso acompanhar o crescimento dos nossos petits, né?

Sei o quanto é importante dormir bem (ainda mais quando o pai-apoio está longe). Acredito que essa fase já está consolidada.

beijo grande

Paula disse...

Que bom, Fabi!!!

Eu tenho uma mega sorte; o Edu nunca deu trabalho durante a noite e quando começou a ficar rebelde na hora de dormir, resolvemos rapidinho o ensinando a pegar no sono no berço. Deu um trabalhinho, mas valeu a pena. Confesso que, às vezes, fico um tempo ao lado do berço "brincando" de colocá-lo novamente deitado para dormir.
E, claro, não dá pra deixar de mencionar que a escola tem um papel fundamental na quantidade de horas dormidas, afinal ele brinca tanto, tanto, que chega em casa cansadão!

Beijos,
Paula

Fabi disse...

Fabi, muito bom mesmo, ta virando um mocinho...ah, mas ja da saudades de bebê...

Dea, a mamae da Nina disse...

grande Gu, parabens!!!
Mamae aproveite p dormir junto as 11hrs.
Tive sorte de Nina sempre dormir bem, mas no inicio qdo ainda mamava a noite eu vi como é cruel acordar de madrugada.
Um dia ela dormiu 12hrs nao tinha nem 3 meses, qdo abri os olhos e vi q o dia tava claro pensei caramba apaguei muiiito ou a baba eletron pifou.
q nada ela tinha dormido mesmoooo!!! Muito bom!!!
Bjs bjs

Related Posts with Thumbnails