quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Produção por demanda

O corpo é máquina muito perfeita mesmo, né gente?
Eu sempre achei incrível ver aqueles livros que mostram os órgãos todos que a gente tem e ficava pensando, como pode caber tudo isto aqui dentro! E ainda tem as veias, artérias, os músculos, os ossos, etc.  Além disto, é curioso saber que tudo funciona tão sincronizado, tão perfeito e tão automático.
Semana passada parei pra pensar nisto de novo.

Quando o Gu nasceu, os peitos estavam enormes e vazavam direto. Ele mamava devagar e com mais frequência. Aí ele foi aprendendo e ficando mais forte e começou a mamar mais rápido e ficava mais tempo sem mamar. E mesmo com o acúmulo de leite, os peitos já não jorravam leite como antes. A minha produção foi se adaptando ao ritmo dele.
Então começaram as papinhas. As mamadas diurnas que já eram espaçadas, ficaram mais raras. Foram varias as vezes que ele passou sem mamar nenhuma gota de leite durante o dia. Mas a noite era o mesmo beberrão de sempre.

E então que às vésperas de completar 9 meses, talvez incomodado pelo nascimento dos dois primeiros dentes de cima, talvez em crise por estar passando por um salto de desenvolvimento, ou talvez ainda pela angústia de perceber que somos duas pessoas diferentes, ele começou a rejeitar qualquer tipo de comida que eu oferecia. Logo ele, meu bebê bom de prato, só queria o peito. Passou uma semana só no leite materno. Algumas vezes eu pensei que ele estava sugando só o meu amor. Pensei que não tinha tanto leite para alimentá-lo novamente de forma exclusiva. E é aí que corpo me surpreende de novo!  Numa escorregada de boca que ele deu, eu vi o jatinho de leite jorrando forte e molhando tudo em volta.

Não é maravilhoso?

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

E por falar em amamentação, o Ishtar Sorocaba finalizou um projeto muito bonito de um calendário que  defender a amamentação e maternidade consciente. Participaram como modelo, mães que frequentam ou já frequentaram os encontros do grupo, e seus filhotes.  A fotógrafa foi Kelly Stein que faz fotos de gestantes, nascimentos, bebês e famílias na região de Indaiatuba e Campinas. A Kelly disponibilizou no seu site, uma prévia da fotos, que ficaram lindas!
Os calendários serão vendidos e quando eu tiver mais informações, eu coloco aqui no blog.
Parabéns meninas!

5 comentários:

Flavia disse...

é sim maravilhoso!
a perfeição do corpo humano e os super poder de ser mãe e poder alimentar, transmitir confiança e amor num gesto só.


bjs

Carla Arruda disse...

Fabi, que gostoso ler seu blog...

Queria demais que vc estivesse aqui para participar do calendário!!!

Beijos enormes

Carla

Lia disse...

É lindo mesmo. Amamentação é tudo de bom.

Paloma Varón disse...

Fabi, também acho fantástico tudo isso. Como tudo funciona tão perfeitamente. Por isso cada vez mais acredito e pratico a livre demanda.
Beijos

Dani, a Mãe da Flor disse...

Sofri muito com a amamentação no início, pois tive pouco leite, consegui superar, mas hoje em dia se der mole fico com pouco leite de novo, tenho sempre que cuidar...
Espero que meu corpo funcione assim tb durante muito tempo ainda...
Um dia faço um post sobre isso... ainda não sei como escrever tudo o que passei, mas superei!!!
Que bom que seu filhote ainda adora mamar!!!
Tomara que a minha filha depois dos sólidos tb continue gostando!!
Bjs!!!
Dan.

Related Posts with Thumbnails