quarta-feira, 31 de março de 2010

O famoso ritual do sono

Hoje a Carla, que foi minha doula, esteve aqui em casa pra gente conversar sobre a organização dos nossos encontrinhos quinzenais com outras mães e seus bebês e sobre o blog destes encontros (que vai ter basicamente os convites para os encontros e fotos).
Passamos uma tarde bem gostosa falando de um monte de coisas, claro que quase tudo sobre nossos pequenos e acabou que o assunto principal que a trouxe aqui, ficou pra outro dia...rsrsrs

Um dos assuntos que falamos foi sobre o ritual do sono. Nós aqui em casa, ainda não estavamos usando nenhum ritual para o sono noturno do Gustavo. A gente simplesmente esperava ele dar sinais de sono para niná-lo e torcíamos para que quando a gente o colocasse no berço, ele ficasse dormindo! Ontem por exemplo, ele só dormiu às 23:00h.

Mas hoje decidimos começar com um ritual e foi por volta das 20:20h

Pra começar deixamos os ambientes com pouca luz. Então fiz uma massagem, depois banho de balde e peito. Às 21:00h ele já estava no berço, num soninho gostoso que durou até às 2:30 da manhã!

Além do relaxamento físico proporcionado pela massagem e banho, com o tempo, ele vai ficar também mais relaxado por saber o que vai acontecer. Os bebês gostam de previsibilidade.
Por enquanto ele ainda é novinho para sentir-se sozinho no quarto, mas quando isto acontecer, ele já vai estar preparado.

"É importante que o quarto do seu filho seja um lugar agradável para ele, e não só o aposento em que ele é "abandonado" à noite para dormir. A rotina pode ser uma grande arma: se ela for gostosa, e seu bebê receber bastante atenção e carinho, ele logo vai adorá-la." Site babycenter

5 comentários:

nayara.kraemer@gmail.com disse...

É isso aí ! To contigo e não abro .
Eu faço um ritual de sono para o João desde o dia que ele chegou da maternidade ... e vou te falar , funciona e funciona muito ! Se na primeira noite ele se adaptou assim , certamente dará boas respostas mais pra frente .
Sabe o que voce podia fazer ?
Ontem ele dormiu as 9:00 , não foi ? e acordou as 2:30,acordou com fome,lógico !
Se você tira lo do berço bem devagarzinho por volta das 23:00 e der o peito para ele dormindo , eles normalmente mamam mesmo dormindo . Vai que ele aceita e acorda só lá pelas 5:00 da manhã , eu fiz com o João e só obtive sucesso ! Não custa tentar ...
Bjokas

Fabiana disse...

Sabe que eu não tinha pensado nisto!
Acho que vou tentar sim!
Bjs

Isabela Kanupp disse...

Aqui é sempre assim, lá pelas 23hrs dou um banho morninho, dai deito ela na cama, geralmente só de fralda e dou mama... Dai ela dorme, deixo ela na cama até pegar no sono pesado e coloco no berço, dai assim vai... até as 6hrs ou as vezes até as 8hrs! Uma beleza.
Mas a Bia dorme também duas vezes durante o dia, então as vezes ela acorda as 5 da manhã e dai já viu! hehe

Beijos
=*

Lia disse...

Fabi, eu faço esse ritual desde que a Emília chegou do hospital. Por enquanto, ainda não conseguimos fixar um horário rigoroso, porque às vezes ela se irrita no fim da tarde e antecipamos o banho. Mas é sempre por volta das 20h... estamos trabalhando pra fixar melhor o início do ritual, e acho que estamos chegando lá porque ela está regularizando algumas mamadas.

Lia disse...

Fabi, eu dou massagem na emília depois do banho, com hidratante johnsons hora do sono. Eu tenho o óleo também, e nas instruções diz assim: "aplique APOS o banho..."
Tenta trocar a ordem banho/massagem e me diz se funcionou!

Related Posts with Thumbnails