quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Efeitos do último trimestre

Estou na 33a semana de gestação, também conhecido pelas não grávidas como 8o mês!

Nesta altura, os chutes e as espreguiçadas do Gustavo estão bem mais visíveis, e é muito fácil perceber quando ele coloca a bundinha e as costas perto da parede do abdomen (ainda tenho isto?). E como ele já está de cabeça para baixo, presumo que sejam suas mãozinhas que às vezes passeiam perto da virilha, me causando cócegas. Às vezes a movimentação dele me pega de surpresa e chega a doer um pouquinho, mas até esta dor é gostosa... vai entender né?

Mas não era disto que eu queria falar hoje.

Todo mundo diz que o último trimestre é um pouco como o primeiro. Que são os dois períodos da gestação que tem mais "efeitos colaterais".

No primeiro trimestre só sofri um pouco com os enjoos, que acho que nem foram tão frequentes nem tão castigadores, comparados aos de algumas ex-grávidas que conheço.

Mas até agora eu não tinha sentido muito os efeitos do terceiro trimestre (TRImestre que na verdade tem 4 meses, rsrsrs).

Mas como diz o poeta, "de repente, não mais que de repente", comecei a sentir tudo de uma vez. As mudanças repentinas de humor, alguma tristezinha em determinados momentos, euforia em outros, um cansaço sem explicação, um chorinho escondido, risos de alegria sempre que ele se mexe, dores nas costas, dores nas pernas (que parece que estão pesando 10 kg cada uma), canso se fico em pé por muito tempo e qualquer meio duzia de degraus é um desafio!

A barriga que antes crescia de mansinho, parece que vai explodir de um dia para o outro.

Uma simples refeição se tornou uma aventura. Já não dá mais pra manter a pose elegante à mesa. Tenho que sentar sempre encostada na cadeira, para o barrigão não ficar dobrado e cada garfada é seguida de uma fungada profunda na tentativa de fazer o ar chegar onde deve. Sempre sou a última a terminar!
A azia quase não dá trégua e as visitas ao banheiro tem que ser igual resultado da Telesena, "de hora em hora", isto quando eu bebo pouco líquido.

Levantar do sofá, vestir uma calça, fechar uma sandália, lavar os pés, pegar algo que caiu no chão. Tudo tão fácil,né? Não para quem ostenta uma bela e redonda pançona que insiste em ficar durinha de tempos em tempos.

Assim tem sido minha vida nos últimos dias.

E você deve estar pensando: "Difícil, né?"
Não!

Feliz!

:-)

2 comentários:

Renata disse...

Tb não entendo como a gente pode ficar feliz sentindo tudo isso, mas a gente fica, né?
Nossa, eu andava da sala até a cozinha e parecia que eu tinha corrido uma maratona...chegava cansada e ofegante.
Agora quanto ao humor, o choro fácil, a irritação...isso foi durante os 9 meses do André e tb está sendo assim agora...rsrsrs!
Tá tão peeeeeeeeeeerto. Que gostoso!
beijinhos

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Aff, nem me diga. Outro dia agachei pra pegar um prendedor que caiu no chão e acabei caindo pra trás, desequilibrada que nem um saco imenso de batatas kkkk Na hora foi um baita susto, claro. Depois fiquei no chão, estatelada, tentando descobrir como fazer pra levantar sozinha...
O último trimestre não tem nada a ver com o primeiro. No primeiro eu só dormia e comia.
Agora eu só como e incho.
hahahaha

Beijo!

Related Posts with Thumbnails