terça-feira, 21 de janeiro de 2014

E como passa...21 meses de Graziela!

Outro dia, lendo o post de quando o Gustavo fez 1 ano e meio, fiquei pensando porque não escrevi sobre as aventuras e sobre o desenvolvimento da minha pequena.
E é uma pena que eu não o tenha feito. Muitas coisas já me fugiram da memória!

E que dia melhor pra fazer isto, do que o primeiro dia em que ela dispensou a soneca da tarde?
Pois é, ainda mais precocemente do que o irmão, ela resolveu não dormir de dia.
Com apenas 1 ano, 9 meses e 12 dias.

E anda toda falante e serelepe.
Já sobe e desce degraus em pé e sem se apoiar em nada, já entra no carro sozinha e senta na sua cadeirinha, já quer encher a colher e comer sozinha. E como come! Uma draguinha, como a chamamos. Não pode ver ninguém levando nada na boca, que quer também, mesmo que esteja com a barriga cheia.



E ao contrário do irmão, que nunca pegou nadica de nada do chão pra por na boca, ela coloca tudo e mais um pouco.

Hum, gravetinho gostoso!


Outro dia, sem mais nem menos, apontou para o buraquinho no meio da barriga e disse: "abigu"!! Daí outro dia me empurrou para o canto da cadeira onde eu estava sentada e falou: "xenxa".
E nestas horas a gente não sabe direito se ri, se chora ou se corre pra agarrar a pessoinha amassando-a em um abraço destes que a gente deseja que seja infinito. Como é linda esta fase da aquisição da linguagem.

Muitas coisas ela só repete, daquele jeitinho só dela, cheio de graça, talvez sem entender muito bem o significado. Outras ela sabe bem o que significa e o que é.

Adora brincar de fazer caretas. Sabe fazer cara de brava, de feliz (que vem acompanhada de uma risadinha amarela...rs) de assustada, de triste, uma farra. Sempre nos divertimos com isto.



Também gosta muito de se exercitar. Faz alongamentos em posições variadas e mais recentemente tem praticado com frequência alongamento dos dedos dos pés.


Sobre a personalidade, já conseguimos perceber algumas características e talvez a mais nítida seja a independência. 
Como já falei no começo do post, ela quer fazer tudo sozinha, desde tirar a roupa (que ainda não consegue, claro) até calçar os sapatos e chinelos (isto, sim, já faz sozinha). Quando se propõe a fazer alguma coisa, não gosta de ser ajudada! Embora muitas vezes fique irritada por não conseguir seu objetivo, não aceita nossa ajuda.

Menininha decidida!
Assim como o Gu, tem uma saúde de ouro. Precisou de soro uma única vez, porque ficou bastante tempo rejeitando tudo que o a gente dava. Nem água parava no estomago. :-(

Ainda mama no peito, mas com intervalos bastante grandes. Não seguimos uma regra quanto a isto. Quando ela quer e eu quero, ela mama. Quando ela quer e eu não quero, ofereço água, uma fruta, um passeio e sempre funciona. Nas madrugadas o ritmo também está bem mais lento. Na semana passada, ficou três noites seguidas, sem acordar. Dormia no horário de sempre, por volta de 9h e acordava só às 6h do dia seguinte. Mamava um pouquinho e voltava a dormir até por volta de 8:30h. Agora voltou a acordar no meio da noite, mas ainda assim, uma ou duas vezes no máximo. 

As fraldas também estão com os dias contados. Ela anda bastante incomodada em usá-las. Também já avisa quando fez coco e algumas poucas vezes, avisou antes de fazer, me dando a chance de levá-la para fazer no vaso.

É rueira que só. Não pode me ouvir dizer "vamos passear" que vai logo correndo em direção a porta.
E é aventureira também. Gosta de voar alto no balanço ("maix", "maix")



Tem sua melhor amiga, desde antes de nascerem!

Amigas desde sempre!  E esperamos que sejam para sempre!

E por fim, tem uma admiração sem fim pelo irmão e por tudo o que ele faz. Coisa mais linda de se ver.


Não é sempre fácil e lindo.
Não é sempre divertido.
Mas é sempre amor!
Related Posts with Thumbnails